segunda-feira, 28 de abril de 2008

Marketing para Profissionais de Saúde

Marketing para Profissionais de Saúde

Autor – Ari Lima

Marketing para Médicos, Dentistas, Fisioterapeutas, Psicólogos e profissionais da área de saúde em geral e seus colaboradores.


Introdução


Primeira parte – marketing para profissionais de saúde

Capitulo 1- aplicação do marketing no contexto do profissional de saúde

o código de ética profissional
quebrando paradigmas para profissionalizar o marketing no setor

Capitulo 2- pesquisando o mercado e o perfil do cliente-paciente

conhecendo o mercado
definindo o foco de mercado
conhecendo a concorrência direta
traçando o perfil do cliente alvo
localizando o cliente

Capitulo 3- como captar clientes

material publicitário – cartões de visita e folders
telemarketing
correspondência
utilizando site, blogs e o potencial da internet
parcerias
networking
relações públicas

Capitulo 4- como conquistar clientes

comunicação interpessoal
inteligência emocional
relacionamento interpessoal
inteligência social
preparando secretárias e pessoal de apoio

Capitulo 5- como manter relacionamento com clientes

mantendo o relacionamento
voltando a atender seus clientes
atendendo aos parentes e amigos de seus clientes



Segunda parte – lei de pareto para maximizar a aplicação do marketing

como utilizar a lei de pareto no marketing
curva ABC para priorizar o cliente ideal do profissional
curva ABC para priorizar o tipo de atendimento
curva ABC para priorizar as ações de marketing
outras aplicações da curva ABC

Terceira parte – artigos sobre marketing pessoal

artigo 1 para profissionais de saúde
artigo 2 para profissionais de saúde
a estratégia do oceano azul
marketing pessoal e inteligência emocional
que imagem as pessoa fazem de você
as 7 competências essenciais para todo profissional
a importância da resiliência

Conclusão






Introdução

A implantação de um programa de marketing numa clinica, num consultório ou mesmo na carreira de um profissional de saúde, seja este profissional um médico, dentista, psicólogo, fisioterapeuta ou de outro profissional da área, nos apresenta inicial dois grandes desafios e uma certeza.

A certeza de que falamos, é em função da necessidade de profissional esta pratica no setor. A complexidade da sociedade atual, a enorme competitividade e entre profissionais e o nível de exigência cada vez maior dos clientes, tornam necessário uma política consistente de marketing que possa facilitar a comunicação e o relacionamento entre clientes e o profissional de saúde.

O primeiro grande desafio, é o de superar a barreira do conhecimento de marketing no setor. De que forma médicos e psicólogos irão desenvolver ações para promover seus consultórios se não tiveram qualquer formação na área? Como dentistas e fisioterapeutas iras captar novos clientes se nunca praticaram ou estudaram esta tarefa em sua experiência acadêmica e profissional?

O segundo desafio será o de adaptar as praticas e ações do marketing ao código de ética do setor. Profissionais de saúde atendem clientes em momentos particularmente críticos de suas vidas, e por isso têm um conjunto de regras – o código de ética de sua profissão -, que regula e limita praticas promocionais e publicitárias que são permitidas em outros setores.

No entanto, superadas estas duas barreiras, é possível utilizar todo o potencial do marketing para eficazmente a carreira do profissional de saúde e sua clinica ou consultório, tornando viável seu negocio, e construindo uma marca pessoal baseada em sua competência profissional.

É possível elaborar um plano de marketing especifico para o setor, utilizando suas particularidades, e buscando desenvolver sugestões e tarefas simples e praticas, que deverão ser incorporadas as rotinas diárias do profissional, da clinica ou do consultório para criar resultado eficazes a curto, médio e longo prazo.

Este é o caminho que iremos explorar na implantação do marketing para profissionais de saúde.







Primeira parte – marketing para profissionais de saúde

Entendendo a realidade do profissional de saúde, sabemos que um plano de marketing para o setor tem necessariamente de ser pratico e funcional, pois na maioria dos casos o profissional não disporá de muito tempo para acompanhar sua aplicação a adaptação as situações do dia a dia.

É necessário desenvolver um plano, que preveja todas as ações de marketing, traçar objetivos e metas, e incorporar estas ações a rotina do consultório ou clinica.

Após o desenvolvimento do plano, será preciso treinar o pessoal de apoio, e documentar as rotinas, para possibilitar que a implantação do plano de marketing ocorra naturalmente.


Capitulo 1- aplicação do marketing no contexto do profissional de saúde

o código de ética profissional


quebrando paradigmas para profissionalizar o marketing no setor

Capitulo 2- pesquisando o mercado e o perfil do cliente-paciente

conhecendo o mercado
definindo o foco de mercado
conhecendo a concorrência direta
traçando o perfil do cliente alvo
localizando o cliente

Capitulo 3- como captar clientes

material publicitário – cartões de visita e folders
telemarketing
correspondência
utilizando site, blogs e o potencial da internet
parcerias
networking
relações públicas

Capitulo 4- como conquistar clientes

comunicação interpessoal
inteligência emocional
relacionamento interpessoal
inteligência social
preparando secretárias e pessoal de apoio

Capitulo 5- como manter relacionamento com clientes

mantendo o relacionamento
voltando a atender seus clientes
atendendo aos parentes e amigos de seus clientes



Segunda parte – lei de pareto para maximizar a aplicação do marketing

como utilizar a lei de pareto no marketing
curva ABC para priorizar o cliente ideal do profissional
curva ABC para priorizar o tipo de atendimento
curva ABC para priorizar as ações de marketing
outras aplicações da curva ABC

Terceira parte – artigos sobre marketing pessoal

artigo 1 para profissionais de saúde
artigo 2 para profissionais de saúde
a estratégia do oceano azul
marketing pessoal e inteligência emocional
que imagem as pessoa fazem de você
as 7 competências essenciais para todo profissional
a importância da resiliência

Conclusão

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